domingo, 13 de julho de 2008

Jumper



Em miúdo, David Rice (Hayden Christensen) apercebe-se que, quando em situações de stress ou perigo, consegue teleportar-se para qualquer parte do Mundo. Como? Não interessa! Pelo menos é o cuidado que os argumentistas tiveram. Não explicar como. Aliás, o grande problema deste filme é a escassez (eufemismo) de explicações.
Já adulto, David, que leva uma vida extremamente dura (sarcasmo) descobre que não é único como julgava. Existem mais, os Jumpers, que são caçados por uma agência secreta, Os Paladinos. Ainda estão a ler? Não sabem do melhor. O motivo pelo qual os Paladinos fazem uma verdadeira caça às Bruxas é… "Não interessa". Supostamente é para os impedir de usar os poderes para praticar o mal (assaltar bancos não conta), mas não me convence muito. Resumindo, uma guerra entre Humanos e Jumpers.
No entanto nem tudo é mau e apesar de o filme pecar pela ausência de explicações, convincentes pelo menos, é recheado de acção. Muita acção e efeitos especiais bastante razoáveis. Parece-me óbvio que o objectivo não foi a qualidade, mas sim a quantidade (leia-se bilheteira).
A interpretação de Hayden é fraca. Não esperava muito mais, mas a verdade é que o Vilão (Samuel L. Jackson) não é muito melhor. Juntem a estes dois a miúda do The OC e temos um kit de mediocridade! Verdade seja dita que os personagens não ajudam. Diálogos sem princípio meio e fim, bastantes clichés e a ausência de uma linha coerente de história tornam Jumper um filme vazio.
Os efeitos especiais, sequências de luta e cenários estão francamente bons, mas é preciso mais do que isso para se fazer um bom filme.
O que mais me aborrece é o facto de saber que o filme tem potencial. A ideia até é boa. Digam lá que não gostavam de conseguir teleportar-se para qualquer lado?
Se gostam de acção e efeitos especiais mas acham que um bom argumento “não interessa”, então Jumper é o vosso filme. Quanto a mim o Jumper vai é teleportar-se para a secção “andavas e andas!!!”.

Veredicto: andavas e andas!!! (5/10)

Sem comentários: